Nos portais de publicidade muitas vezes podemos ver os mesmos anúncios que aparecem lá regularmente durante vários meses. Normalmente, depois de várias tentativas o preço de venda é reduzida. Apesar disso, a propriedade ainda não conseguiu encontrar um comprador. Por quê?
O homem compra com os sentidos dele
Este texto não é sobre o mercado imobiliário no Brasil - não vamos passar pela oferta, procura e localização. O artigo centra-se nos aspectos de vendas psicológicos (e, portanto, aspetos de compras - para quem procura de um apartamento novo e queria evitar os truques dos vendedores), graças ao quais o imóvel rapidamente encontrar um comprador e produzir melhor dinheiro. Em outras palavras, o artigo é sobre as técnicas básicas de home staging.
O que é o home staging?
O home staging é preparação do imóvel para venda ou para alugar, baseado nas técnicas de marketing psicológico. A aplicação dele muda a natureza da propriedade de um apartamento „para morar" em um apartamento "para venda". Desta forma, o imóvel torna-se um produto atraente para os compradores. O Home Staging é necessário especialmente no setor imobiliário, que tem muitos compradores potenciais, e ninguém decide comprar. Isto significa que enquanto a oferta tem bom preço, a qualidade dela desestimula a compra.
Estudos nos EUA mostram eficácia na redução do tempo de venda (média de 40%), bem como o aumento do valor real do imóvel (média de 10%) utilizando os métodos do home staging. Um dos pressupostos básicos de home staging é uma operação de baixo custo, ou a utilização das técnicas mais eficientes de relação de tempo e dinheiro para a taxa de vendas e aumentar a atratividade da propriedade (tempo de venda).
Fatores aumentando o valor da propriedade
Olhos
Os olhos são de os mais importantes para o homem - geralmente aquilo que compramos é determinado por a vista. Então, visitando uma casa com uma cerca coberta com ferrugem, com a varanda cheia de lixo, paredes rebocadas, lama na entrada - o sub consciente imediatamente "foge" de tal lugar. Outro exemplo: Você entra no apartamento e ver a sujeira, migalhas sobre a mesa, tapete com grande mancha. Mesmo se você não vê-los, em seguida, o seu sub consciente vai notar. Muitas vezes nem sequer pode identificar exatamente o que você não gosta.
Portanto, em primeiro lugar deve estabelecer-se ordem no local. A limpeza é outra coisa, tudo organizado para que encoraje uma impressão estética boa . A gente gosta do espaço. Remove as coisas desnecessárias, a fim de obter espaço adicional, o que certamente vai ajudar na venda. Apenas se livrar de hábitos e organizar tudo - para classificar, reorganizar.Você pode aplicar ilusões ópticas comprovadas, por exemplo a cor branca amplia quartos, uso adequado de "barras" pode estender-los, grandes espelhos criam à ilusão de clareza e de espaço, bem como os móveis feitos de vidro (mesa de jantar?).
Não se esqueça o uso adequado dos acessórios. Vários tipos de pequenas mesas, cremes, flores, pinturas e fotografias podem ser muito úteis para anima um interior. Eles devem ter usado com cuidado - se você fizer algo errado ou colocar demais, o resultado será o contrário! Os acessórios devem ser sutil, deve adaptar-se a decoração e dar personagem ao quarto.
Orelhas
Tudo o que você ouve atinge seu cérebro que decide analisar informações. Se as crianças estão correndo pela casa gritando, um potencial interessado vai querer dar o fora deste lugar. Se o vizinho ouvir música alta, deveria pedir-lhe para para parar durante o tempo que você fazer uma demostração para os possíveis compradores. Se você mora em uma rua movimentada - feche a janela. Se você mora perto de um parque - abre as janelas e deixe o comprador ouvir o canto dos pássaros. Se você mora perto do mar - deixe o interior preenchido com relaxante som das ondas.
Nariz
Existem algumas técnicas para manipular o cheiro, de modo que você pode acelerar a decisão de adquirir a propriedade. Fragrâncias evocam memórias de pessoas - bem, que eles estão associados com o calor casa e tranquilidade. Alguns aconselham a comprar pão fresco ou alguns bolos e colocá-los para que o cheiro encheu toda a casa. Da mesma forma, você pode usar as flores vibrantes que cheiro não apenas acalma, mas ele cria uma sensação de frescor.
Mesmo pintar paredes pode estimular positivamente o comprador, como o cheiro de tinta mostra novidade - e cada um de nós preferem novo co que semi-novo. A Pulverização dos móveis com um detergente perfumado também dá indicações positivas para a pessoa - não só que o apartamento é fresco, limpo e agradável, mas também que a propriedade está bem conservada, sem falhas e problemas ocultos.
Toque
Deixe o comprador sentar-se no sofá confortável, deixe-lo sentir bem na sala, e como o cabide para camisas tem sido solidamente montado. Se o apartamento tem acessórios de alta qualidade - discretamente força um potencial comprador brincar com eles ilustrando a facilidade de uso. Esta técnica é tão antiga como a própria venda - até mesmo um curto tempo passado nesta "diversão" cria o efeito de hábito, que depois se traduz em uma maior propensão para a compra.